O empresário Affonso Antônio Cândido assumiu, sábado (18), a presidência da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip) para comandar a entidade no biênio 2022/23. A solenidade foi acompanhada por autoridades políticas que garantiram apoio à nova diretoria. 

No discurso de posse, o 13º presidente da Acijip reconheceu a importância do empresariado para o desenvolvimento do município e se comprometeu com o histórico de representatividade e protagonismo da entidade, fundada em julho de 1984. O primeiro presidente foi o empresário Lupércio Dalla Martha (1984/88).  

“A Acijip já nasceu com o espírito de luta para reivindicar os direitos da classe empresarial de Ji-Paraná, numa época em que as principais reivindicações eram por estradas e energia elétrica confiável. (...) Sempre participando de movimentos em prol do desenvolvimento rondoniense e da região Norte”, lembrou Affonso Cândido.

O senador Acir Gurgacz (PDT) também reconheceu a importância da entidade empresarial. Segundo ele, a Acijip é parte da sociedade organizada e, por isso, sempre é consultada nas decisões de governo. Ele reforçou a iniciativa de atrair novas empresas, mas também pediu mais atenção para as que já atuam no município.

A participação em grandes movimentos de interesse da classe foi lembrada pelo senador Marcos Rogério (DEM), que cobrou da nova diretoria da Acijip a “construção” de um ambiente de governança pública. “A classe empresarial deve estar unida para que a voz de seus representantes seja ouvida pelos governos municipal, estadual e federal”.

A deputada federal Silvia Cristina (PDT) lembrou da trajetória do novo presidente da Acijip que foi eleito vereador, presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (biênios 2017/18 e 2019/20) e prefeito em exercício entre setembro e dezembro de 2020. “E que esse novo cargo seja ocupado com a mesma competência de todos os outros”, afirmou.

O deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) se colocou à disposição para atuar na Assembleia Legislativa de Rondônia pelos interesses da classe empresarial de Ji-Paraná. “Que o presidente Affonso Cândido esteja certo que estarei comprometido com todas as pautas da Acijip para o desenvolvimento do município e do estado de Rondônia”, admitiu.

A solenidade também foi prestigiada pelo vice-prefeito de Ji-Paraná, Joaquim Teixeira (MDB) e pelos vereadores Edinho Fidelis (Republicanos), que representou a CMJP, e Joziel Carlos de Brito (MDB), empresários e convidados.

Fonte/Autor:

Assessoria

Foto:

Igor Kraemer