A ministra Tereza Cristina, titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), esteve em Ji-Paraná, na última sexta-feira (17), para realizar a entrega de mais de 14 mil títulos de propriedades rurais para famílias assentadas em Rondônia.

O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), participou da cerimônia oficial de entrega dos títulos e destacou a importância desta conquista para os produtores rurais de Rondônia, em especial para aqueles que integram a agricultura familiar.

“Com os títulos, os produtores rurais se sentem mais seguros e passam a ter uma série de benefícios para realizar melhorias em suas propriedades. É uma grande honra, para o município de Ji-Paraná, receber a ministra Tereza Cristina para realizar a entrega destes 14 mil títulos”, afirmou Isaú Fonseca.

O prefeito ainda ressaltou que, nesta terça-feira (21), Ji-Paraná voltará a receber um ministro, com a presença do Dr. Marcelo Queiroga na inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito, a partir das 10h da manhã.

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), também participou da cerimônia de entrega dos títulos e salientou a importância da parceria entre o Estado e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além da influência da concessão dos títulos de propriedade  para a solicitação de créditos para os produtores rurais.

 “A emissão dos títulos garantirá segurança jurídica e meios legais às famílias, e aos produtores, que poderão solicitar créditos para investir nas propriedades rurais. A regularização fundiária está no Plano Estratégico do Governo do Estado, no eixo Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, promovendo a regularização de terras para todos”, garantiu Marcos Rocha.

Durante o discurso, a ministra Tereza Cristina pediu desculpas pela demora da União em conceder os títulos de propriedade às famílias assentadas em Rondônia. A titular do MAPA também se emocionou ao falar sobre um casal que aguardou por mais de três décadas para obter o documento.

“Eu fico emocionada quando vejo uma pessoa, que há 31 anos, esperava por algo que é um direito seu, e que no passado não fomos capazes de resolver esses problemas. Minhas desculpas e nossa garantia de fazermos esse programa avançar em todo país”, certificou a ministra.

Os senadores da República Marcos Rogério (DEM) e Acir Gurgacz (PDT); os deputados federais Coronel Chrisóstomo de Moura (PSL), Silvia Cristina (PDT), Jaqueline Cassol (Progressistas) e Lúcio Mosquini (MDB); o presidente do Incra, Geraldo de Melo Filho; o titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani; o vice-prefeito de Ji-Paraná, Joaquim Teixeira (MDB); o presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), vereador Welinton Fonseca (MDB); e diversas autoridades estaduais e municipais também participaram da cerimônia de entrega.

Fonte/Autor:

Assessoria