A inauguração do Projeto Piloto de Perícia Médica Remota do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocorrerá na sexta-feira (13), às 12h30, com a presença de diversas autoridades, na sede da Subprefeitura de Ji-Paraná.

O município é o único de Rondônia, e um dos 10 do Brasil, escolhido para o projeto piloto de perícias do INSS on-line. Este programa é implantado apenas nas prefeituras que possuem Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS.

Em Ji-Paraná, ele é coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos (Semdae). “A finalidade é contemplar o atendimento por telemedicina, além de evoluir a perícia médica com a ajuda da tecnologia”, comentou a secretária da Semdae, Maria da Penha Nardi.

Os servidores passaram por capacitação para oferecer um atendimento qualificado na triagem e na orientação dos segurados que precisam solicitar o auxílio-doença ou qualquer outro benefício previdenciário.  

O segurado deve procurar a Semdae, localizada na Subprefeitura, com a documentação e laudo médico, para passar pela triagem. “Com toda a documentação regularizada, ele será encaminhado para o agendamento da perícia, que vai ser realizada por vídeo chamada por um médico perito do INSS”, informou a secretária.

A equipe vai realizar 12 atendimentos por dia. “A pessoa vai passar por um aparelho que ajudará a detectar a doença, durante a perícia, que realiza a revisão dos benefícios, para evitar fraudes e pagamentos indevidos”, concluiu Penha Nardi.

Fonte/Autor:

Assessoria